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ANDRÉ GUIDOLIN

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Presidente da Belliz Company, André Guidolin esteve no Espírito Santo em meados de agosto, por ocasião da inauguração, no município de Serra, do Centro de Distribuição da empresa. Com mais de 20 anos de atuação no mercado nacional, a Belliz é uma das maiores empresas do segmento de beleza e higiene do país. Ela atende a milhares de pontos de vendas em todo território nacional.

Dona de cinco conhecidas marcas – Belliz, Ricca, Vertix Professional, Kess e Enox – a empresa atua no Estado há mais de 12 anos. Foi a necessidade de ampliar seu espaço de armazenamento – sãos mais de 1.700 itens diferentes – que motivou a construção do novo CD. A Belliz ocupa, agora, uma área de mais de 13 mil metros quadrados, cujas instalações exibem avançadas tecnologias.

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André Guidolin: Belliz Company cresce, mesmo na atual crise

Segundo Guidolin, o novo CD é um novo marco para a empresa. “Serra tem uma localização privilegiada para quem entrega produtos em todo o Brasil, como a Belliz. Além disso, o Estado conta com uma importante infraestrutura portuária e de mão de obra qualificada para nossa operação. Já estamos há 14 anos no Espirito Santo, 12 anos em Serra, uma parceria que funciona muito bem e que temos a intenção que dure ainda muito mais”, diz o presidente da empresa.

Neste bate-papo, Guidolin fala da força do apelo da beleza, e explica porque a Belliz Company vem crescendo e mantendo sua curva ascendente, mesmo em momento de queda do mercado.

Quais foram as razões que motivaram a empresa a instalar seu CD no Espírito Santo? A decisão obedeceu a questões de logística, ou pesaram mais os benefícios fiscais?

O Espírito Santo é um local que já está totalmente estruturado para receber operações de importação. A presença do porto, armazenagem, malha de distribuição, incentivos e a mão-de-obra são algumas das razões que motivaram a Belliz a construir sua primeira operação no estado há mais de 12 anos, e a permanecer investindo.

 São mais de 1700 itens diferentes e mais de 100 produtos lançados por ano. Como controlar tamanho volume, sem comprometer a qualidade?

Por meio de processos, sistemas e controles internos.  A Belliz Company cresce constantemente, não apenas em vendas dos mesmos produtos, mas também na variedade de produtos oferecidos a nossos clientes.  Para comportar este crescimento, mantendo o mesmo nível de serviço e excelência de entrega que temos, foi necessário um local maior, não apenas para os produtos, como também para nossa área de qualidade.  É um CD construído com as mais avançadas tecnologias presentes no Brasil, desenhado para suportar nossa operação e viabilizar diversos avanços operacionais que também pretendemos fazer.

 Com todo esse quadro de crise que vivemos, a Belliz anunciar um aumento de cerca de 10% da equipe é um alento…

Esse aumento de quadro já é uma realidade. Ele veio sendo feito à medida que o novo Centro de Distribuição foi construído.

 A julgar pelo investimento da Belliz neste novo CD, o setor de acessórios de beleza não foi afetado pelo atual quadro conjuntural brasileiro. O setor sofreu menos com a crise?

O setor de cosméticos e beleza é bastante diversificado e possui opções de produtos e serviços para atender diversos públicos e necessidades. Sendo assim, quando a economia acelera, o mercado de cosméticos e beleza tende a ser destaque com produtos de maior valor agregado e maior segmentação de benefícios. Já quando o mercado geral sofre alguma restrição, é também muito comum o crescimento de vendas de itens de menor desembolso. Mas isso não quer dizer produtos menos eficientes, com menos atributos ou benefícios e sim que a indústria se adapta e busca equacionar suas propostas de valor como um todo.

Para a Belliz Company, isso pode significar a avaliação de novas alternativas de abastecimento, novas categorias, novas tecnologias de ingredientes ou novos formatos de embalagem que podem ser mais atrativas e ao mesmo tempo economicamente mais viáveis. É por isso que a Belliz Company historicamente cresce quase o dobro do setor e se manteve em crescimento mesmo no momento de queda do mercado.

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O novo CD  é dotado de equipamentos de alta tecnologia

 E qual foi a categoria ou marca que teve melhor desempenho?

Mesmo dentro de um cenário mais restritivo surgem novas categorias que crescem. Foi assim com o segmento de maquiagem que, nos últimos anos, foi um grande destaque. A Belliz Company, observando essa tendência e respaldada por sua expertise em acessórios, lançou uma linha completa de pincéis de maquiagem sob a marca Belliz, um grande sucesso desde 2017.

 É muito comum, também, nesses momentos, o aumento de vendas de produtos de impulso, os chamados “pequenos luxos”.  Dentro desse contexto, a marca Ricca é uma expoente. Uma marca digital, millennial e de produtos acessíveis e extremamente divertidos e inspiradores. A marca Ricca vem crescendo consistentemente, nos últimos anos, apoiada nesse posicionamento.

Belliz Company vive um de seus  melhores momentos

 Com mais de 20 anos de atuação no mercado nacional, qual foi o melhor momento da Belliz?

Estamos vivendo um dos melhores momentos da empresa, com um crescimento muito acima do mercado e lançamentos que estão abrindo novas categorias no Brasil. Exemplo? As máscaras faciais Ricca.

 A empresa tem intenção de ampliar o número de marcas atualmente comercializadas?

Não, nesse momento a estratégia é fortalecer as cinco marcas do portfólio: Bellliz, Ricca, Vertix Professional, Kess e Enox.

 O mercado nacional tem competitividade na área de produção dos itens que a Belliz importa de outros países?

Para cada projeto, a empresa analisa a viabilidade interna e externa de produção e compara não só o custo, mas também a qualidade e a tecnologia disponível. O objetivo é sempre o mesmo: que a beleza esteja acessível a todos os brasileiros.

 Trabalhar com acessórios de beleza exige leveza e uma compreensão maior do universo feminino. Como a empresa “asculta” este mercado?

A Belliz Company possui grande expertise em identificação de tendências internacionais e, diferente de outras empresas, mapeia as inovações nos seus países de origem, na fonte. Ao longo dos anos, a empresa foi desenvolvendo seus profissionais de marketing e comunicação para que, rapidamente, pudessem mapear essas tendências, durante estudos e visitas a diversos países e grandes feiras de beleza que ocorrem no mundo, e também na identificação das macrotendências em cosméticos e acessórios.  

Estar atendo às redes sociais também é fundamental para compreender e se conectar com o universo dos consumidores. No último ano a estrutura de marketing foi reforçada com profissionais de mercado e com a contratação de novas agências de comunicação para possibilitar que esse conhecimento se intensifique ainda mais, e que novos produtos cheguem e surpreendam o mercado brasileiro.

 Poderíamos dizer que a Belliz tem alma feminina?

A Belliz respira beleza. Os produtos são desenvolvidos para atender seus consumidores, e os posicionamentos são essencialmente atitudinais, o que agrada a homens e mulheres. A linha de pincéis de maquiagem, por exemplo, é um sucesso com influenciadoras e influenciadores e, também, maquiadoras e maquiadores.

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