SEJA HYPE VOCÊ TAMBÉM

Bagunça pode refletir seu estado emocional

Bagunça não é apenas falta de organização.

0 188

Bagunça não é um problema para você? Pois fique sabendo que tanto a  bagunça quanto a falta de organização não são nada inofensivas. Um estudo publicado no EnvironmentandBehavior comprovou que ambientes caóticos levam ao estresse e à compulsão alimentar. Quer mais? Se a cozinha é um local bagunçado, aumenta em duas vezes a chance das mulheres comerem mais.

Segundo a psicóloga Carolina Marques, cofundadora da Estar Saúde Mental, o local onde moramos ou trabalhamos reflete nosso estado emocional. “A bagunça extrema e contínua pode ser um sinal de sofrimento mental e de certos transtornos, como depressão e ansiedade. Além disso, o caos eleva o nível de estresse”,diz a psicóloga.

Segundo Carolina, a bagunça gera uma enorme quantidade de informações no cérebro. “Ela é um lembrete permanente da nossa incapacidade de organização, ou, ainda, de que estamos adiando nossas atividades”.

Por onde começar e organizar a bagunça?

O começo do ano é uma época excelente para tomar algumas atitudes que possam melhorar a qualidade de vida. “Uma delas é organizar a casa. Porém, muitas pessoas sentem dificuldade e não sabem por onde começar”, comenta Carolina.

Com a ajuda da psicóloga, elaboramos uma lista para ajudar você. Confira

  1. Tudo de uma vez:Não caia na armadilha de escolher uma gaveta ou um armário para fazer a arrumação. Tire um dia e arrume a casa inteira.
  2. Desapega:Segundo Mary Kondo, que publicou um livro chamado “A Mágica da Arrumação”, 60% daquilo que guardamos não tem utilidade! Portanto, na arrumação, separe o que você vai doar, o que você jogar fora e aquilo que realmente é útil.
  3. Boas lembranças:Uma das regras para descartar objetos é pensar se você usou nos últimos seis meses. Outra é se você gosta ou não daquilo. Se não usou neste período, doe ou descarte. Se não gosta, idem.

 

4. Espaços para cada item:Separe tudo por categorias. Exemplo: livros, cosméticos, roupas, sapatos etc. Use caixas organizadoras, se for necessário. Coloque etiquetas. Isso irá ajudar a encontrar mais facilmente os objetos, além de evitar bagunça e acumulação.

  1. Solidão necessária:Se possível, faça essa arrumação sozinho. Outras pessoas podem interferir nas decisões de manter, doar, jogar fora.
  2. Trilha sonora:Use uma música para motivar você na hora da limpeza. Se for mais calma, melhor. Mas use uma trilha que lhe dê motivação.
  3. Manutenção:Se possível, depois de arrumar, mantenha a organização. Ao chegar em casa, guarde o sapato, as roupas e demais objetos, cada coisa no seu lugar.
Terapia pode ajudar

“A arrumação é importante. Entretanto, se a pessoa já desenvolveu um quadro de depressão e ansiedade, é importante, também, que ela procure uma psicoterapia e um psiquiatra para o manejo do transtorno. Essas patologias afetam todos os domínios, ou seja, o físico, o mental e o emocional. Com isso, toda ajuda é bem-vinda”, assegura Carolina.

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.