Da cena punk para a cozinha vegana

0 25

Ela faz parte de uma geração que revolucionou a culinária vegana americana. Se você ainda não tinha ouvido falar da blogueira Isa Chandra Moskowitz, está na hora de conhecê-la: ela acaba de   estrear no Brasil com o livro Os segredos veganos de Isa – Mais de 150 receitas fáceis e rápidas para o dia a dia.

Você não precisa ser um vegano convicto – muito menos punk –  para apreciar a obra, na qual a autora ensina o preparo de pratos fáceis, saborosos, sem carne e com ingredientes frescos, trazendo opções para todas as refeições. Uma das vantagens de seu livro é que a maioria das receitas não precisa de mais de 30 minutos para ficar pronta, e, mesmo as mais demoradas, são práticas, pois permitem que a pessoa tenha tempo livre enquanto os ingredientes cozinham em fogo baixo ou douram no forno.

 Este livro tem uma missão: animar você a ir para a cozinha em qualquer dia da semana e fazer refeições gostosas com ingredientes frescos. Nem todo mundo tem o dom nato da cozinha. Trago aqui receitas, dicas, estratégias e até um pouco de filosofia, tudo para tornar seus momentos da cozinha mais produtivos, fáceis e, espero, superdivertidos (Isa Chandra Moskowitz)

Lançado pela Editora Alaúde, o livro de Moskowitz apresenta receitas de ensopados quentinhos e saladas fresquinhas, sanduíches que valem por uma refeição e refogados que alimentam um batalhão, além de sugestões para o café da manhã e para o almoço de domingo, por exemplo. Completam a obra dicas para organizar a despensa, técnicas para diferentes cortes de tofu e sugestões para substituir os alergenos mais comuns.

A obra é ideal para quem é novato na cozinha já que, além das receitas descomplicadas, o texto bem-humorado e descontraído de Isa faz com que os momentos na cozinha sejam mais divertidos e produtivos. Já quem é expert na cozinha e está em busca de novos paladares, também encontrará opções que vão agradar, já que a obra apresenta receitas dos pratos mais tradicionais da confort food norte-americana, além de sugestões inspiradas na gastronomia de países como Itália, México, Tailândia, Índia e muitos outros.

Além das receitas fáceis, saborosas e  saudáveis, o texto da autora é  bem-humorado e descontraído 

Sobre a autora

Além de Os segredos veganos de Isa – Mais de 150 receitas fáceis e rápidas para o dia a dia, Isa Chandra Moskowitz é autora de mais cinco livros de culinária vegana,  e  escreveu outros três em coautoria. Isa foi eleita durante sete anos seguidos a autora de culinária preferida da revista norte-americana VegNews. Possui um restaurante chamado Modern Love, com unidades em Omaha, no estado de Nebraska, e no Brooklyn, em Nova York.

Criada no Brooklin, em Nova York , e tendo abandonado a  High School of Music & Art , onde especializou-se em arte, Moskowitz sentiu-se atraída pela cena do punk rock  do Lower East Side, em Manhattan , no final da década de 1980, acabando por abraçar o veganismo.

A experimentação e a adaptação necessárias para sua nova dieta levaram-na a desenvolver suas habilidades como cozinheira, e como autora de suas próprias receitas. Então Moscowitz   ofereceu-se para atuar na Food Not Bombs , uma organização anarquista  que fornece refeições veganas gratuitas para os desabrigados e necessitados.

A inspiração para criar seu próprio show culinário veio enquanto assistia à  Food Network , e se perguntava por que não havia shows veganos.  Seu show tornou-se popular, por sua abordagem descontraída e por seus diálogos sem script. As bandas tocavam ao vivo  e até a  ajudavam na cozinha. A Cozinha Post Punk foi co-organizada por  Terry Hope Romero,  e exibida na televisão de acesso comunitário, em Manhattan e no Brooklyn, entre 2003 e 2005.

Leave A Reply

Your email address will not be published.