SEJA HYPE VOCÊ TAMBÉM

Montevidéu acolhe múmias envoltas em polêmica

Censurada em Paris e na Venezuela, as múmias da exposição Body Worlds Vital prometem dividir opiniões.

0 253
A polêmica exposição de múmias que chega, agora, Montevidéu, já passou por 115 cidades do mundo, tendo sido visitada por, aproximadamente 45 milhões de pessoas, arrancando ora manifestações de admiração, ora de repúdio às obras expostas. Ela poderá ser vista de 27 de outubro a 27 de dezembro.

Múmia toca sax: a técnica  foi desenvolvida pelo alemão Gunther Von Hagens

As imagens são bem instigantes, com cenas de sexo, e situações do dia, como as das  múmias atleta e  tocando sax.  Algumas, são capazes de provocar os instintos mais primitivos dos conservadores de plantão, os mesmos que estão em campanha para censurar nudez e arte no Brasil .(No Espírito Santo, pasmem!, o obscuro deputado Euclério Sampaio (PDT) acaba de ter aprovado projeto seu que proíbe exposições “de conteúdo pornográfico”)

A exposição, impressiona pela fidelidade com que reproduz o interior do corpo humano

Mas voltemos à luz, digo, Montevidéu. A Body Worlds Vital exibe 150 plastinações originais – procedimento de preservação da matéria biológica – , exibidas no antigo clube do Banco Comercial, localizado na Rambla (orla) República del Perú com Luis Alberto de Herrera. Além de corpos humanos inteiros, preservados sob a técnica de substituição do líquido natural e lipídios por resinas e materiais rígidos, um fêmur humano cortado longitudinalmente, um coração, rins, pulmões pretos de tabaco e um cérebro ligado a medula espinhal, é um dos exemplares impactantes, expostos aos curiosos de plantão nesta rara exposição de múmias que aterrissa em Montevidéu.

As críticas à mostra  Body Worlds Vital levantam: ela é ética, estética ou comercial?

Leia Mais...
1 of 6

A técnica desenvolvida pelo alemão Gunther Von Hagens, levanta muita polêmica. Alguns dizem que o trabalho de modelagem das múmias, com base em cadáveres, é uma verdadeira contribuição para a arte e a ciência, enquanto outros condenam a nova técnica de mumificação, colocando em debate a ética, estética e o comercial. Na Venezuela, em 2009, o presidente Hugo Chávez censurou e proibiu a exibição da mostra. Na mesma época, um tribunal de Paris vetou a exposição sob o argumento de inaceitável.

A intervenção busca conscientizar os visitantes da importância em debater esse tema, ainda que polêmico, como parte do respeito ao livre arbítrio de cada um, dentro do universo da arte.  Com esta mostra, a capital uruguaia prestigia a cultura, a civilidade e a ciência. Não deixe de conferir!

 Serviço

Evento : Body Worlds Vital

Quando: de 27 de outubro a 27 de dezembro

Endereço: Centro de Exposiciones Patio Rambla ou ex-clube del Banco Comercial, Rambla República del Perú e Luis Alberto de Herrera.

Horários: das 10 às 18 horas, diariamente.

Leave A Reply

Your email address will not be published.