SEJA HYPE VOCÊ TAMBÉM

OÁ Galeria aposta em arte colaborativa e instigante

O nome da mostra é , no mínimo, curioso: “Nunca foi logo aqui” reúne, na OÁ Galeria, os artistas Raquel Garbelotti e Yiftah Peled em torno de pesquisa, urbanidade e modernidade.

0 347

Com texto curatorial de Diego Matos, a mostra “nunca foi logo aqui” – que movimenta a semana do feriado dedicado aos mortos na OÁ Galeria – celebra os vivos, fazendo uma junção, instigante, entre a pesquisa artística sobre a questão urbana, e o projeto modernista da cidade de Vitória, além de mostrar as possibilidades de experiências do corpo sobre estes mesmos espaços.

Diego Matos assina o texto curatorial da exposição

Na exposição, a artista Raquel Garbelotti apresentará projeções de vídeo de edificações modernistas – os AMC (Arquitetura Moderna Capixaba) e também pequenas maquetes-esculturas de elementos arquitetônicos – os cobogós (puxadinhos), que são elementos vazados muito utilizados na arquitetura brasileira em seu modernismo tropical. Estes elementos vazados apresentam-se fora de escala e função, pois interessa à artista a discussão sobre identidades e atravessamentos do corpo dos visitantes da exposição, o que é explorado pelas divisões de espaço e pelas possibilidades de aberturas dos elementos vazados.

Obra da artista plástica Raquel Garbelotti: cobogós e modernismo tropical

Já o artista Yiftah Peled apresenta, na mostra da OÁ Galeria, intervenções diretamente aplicadas sobre a arquitetura do espaço, realizadas com estêncil. São imagens de folhas de coentro (tempero típico da culinária capixaba), misturadas com minério de ferro (material extraído do ES). As imagens em estêncil formam padrões que atravessam o espaço da galeria, assim como os trabalhos da artista Raquel Garbelotti.

Peled apresentará também imagens de situações fotografadas na cidade de Vitória, que remetem à sua própria construção cultural e de identidade na cidade. Seu projeto de “Turismo Definitivo” na exposição da OÁ Galeria explora as relações da artificialidade da construção social humana.

Folhas de coentro e minério de ferro na obra de Yiftah Peled

Saiba mais sobre os artistas que expõem na OÁ Galeria

Yiftah Peled

Leia Mais...
1 of 6

 Yiftah Peled é artista visual e já participou de diversas mostras individuais e coletivas como na Bienal de SP (1994), Panorama de Arte Brasileira (2005, 2008), e Projeto Parede MAM (2013). O artista possui doutorado em Artes Visuais pela Universidade de São Paulo (2013) e atualmente é coordenador do Espaço Independente Contemporão em São Paulo e da Galeria de Arte e Pesquisa (GAP), da Universidade Federal do Espírito Santo.

Raquel Garbelotti

 Raquel Garbelotti é artista e professora da Universidade Federal de Espírito Santo – UFES, Doutora pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo – ECA/USP. A artista participou de diversas exposições individuais e coletivas como a 7ª e a 8ª Bienal do Mercosul (2009 e 2011), Projeto Capacete – Porto Alegre (2007), Paço das Artes – São Paulo (2008), Casa Triângulo – São Paulo (2003), 25ª Bienal de São Paulo (2002), Panorama da Arte Brasileira – São Paulo (2001), II Mostra do Programa de Exposições – São Paulo (2001), 26ª Bienal de Pontevedra (2000), entre outras.

 Diego Matos

Diego é pesquisador, curador e professor. É mestre (2009) e doutor (2014) pela FAU-USP, graduado em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Ceará (2004). É um dos curadores da 20ª edição do Festival de Arte Contemporânea Sesc_Videobrasil (2017). Foi assistente de curadoria e editor do website da 29ª Bienal de São Paulo (2010); membro do Núcleo de Pesquisa e Curadoria do Instituto Tomie Ohtake (2011 – 2013). Foi também coordenador de Acervo e Pesquisa da Associação Cultural Videobrasil (2014 – 2016).

Serviço

Exposição “nunca foi logo aqui”, com Raquel Garbelotti e Yiftah Peled

Onde: OÁ Galeria – Servidão Aprígio de Freitas, 240 A – Consolação, Vitória.

Quando: De 31 de outubro a 8 de dezembro

Horário: 11 às 19 horas – De segunda à sexta-feira.

(Visitações aos sábados, com agendamento)

Contato: 3227-5443

 

Leave A Reply

Your email address will not be published.