SEJA HYPE VOCÊ TAMBÉM

Violeta traz emoção e espiritualidade para 2018

Violeta, tonalidade lançada pela Pantone, substitui o verde "Greeney", de 2017

0 130

Violeta, a tonalidade ora lilás, ora roxo, ora púrpura, é considerada complexa e contemplativa. Ultra Violet sugere o mistério dos cosmos. Está carregada de simbologia, envolvendo a espiritualidade.

Segundo a diretora-executiva do Pantone Color Institute, Leatrice Eiseman, o violeta foi eleito por “comunicar originalidade, engenhosidade e um pensamento visionário”.

O comunicado oficial da marca ainda salientou a importância da cor na cultura do século XX. “Roxos enigmáticos também são, há muito tempo, um símbolo da contracultura, não convencionalidade e maestria artística”.

Prince deixou sua marca na cena musical. Vestiu-se de roxo e púrpura e fez de Purple Rain seu hino

A marca reporta-se a Prince, David Bowie e Jimi Hendrix, que “trouxeram tons de Ultra Violet para a linha de frente da cultura pop ocidental”. Era uma forma de expressão de sua individualidade. “Cheia de nuances e emoção, a profundidade da Pantone 18-3838 Ultra Violet – ou violeta-  simboliza a experimentação e não conformidade”, diz Eiseman.

Whoopi Goldenberg em uma cena de ´A Cor Púrpúra´,filme que fez muita gente chorar

´A Cor Púrpura´ (filme dirigido por Steven Spielberg) e ´Purple Rain´ (música de Prince) que o digam.

O fato é que a cor da moda, de 2018, também está presente na decoração e na vida.

 

Pufe do designer Jader Almeida para a Sollos, nos tons Pantone 18-3838. 

Maquiagem, cabelos e guarda-roupa: de roxo, ousados prometem roubar a cena

Violeta, significados e curiosidades

É roxo, púrpura, violeta, lilás… Violeta é cor da magia, da teologia, do feminismo e do movimento gay. Do poder, da penitência e da sobriedade. O roxo é associado à realeza, nobreza, riqueza e espiritualidade, em todo o mundo

No Japão, apenas os monges budistas da mais alta hierarquia vestiam roupas roxas. No catolicismo, violeta significa piedade e fé. Na antiguidade, era cor dos que governavam, a cor do poder.
Em nenhuma outra cor se unem qualidades tão opostas como no roxo. A cor é símbolo do feminismo, assim como o branco e o verde. Cor dos soberanos, ela simboliza o sangue real que corre pelas veias de cada mulher que luta pelo direito de voto. Simboliza sua consciência da liberdade e dignidade.

O roxo também é uma cor simbólica para a comunidade gay em muitas culturas ocidentais.
O curioso é que não existem muitos animais com essa cor. Apenas flores e alguns alimentos. O lilás e o violeta são as cores mais raras na natureza. Esses dois nomes, na maioria das línguas, dão nome a flores.
O elemento químico iodo foi batizado em homenagem à flor violeta. Em grego antigo, violeta é o íon, radical da onde surgiu iod. E quando o iodo é aquecido, produz um vapor de coloração violácea.

Vindo da mistura do vermelho com o azul, o roxo é a cor da nobreza e da prosperidade, também simbolizando mudanças e transformação.

Leave A Reply

Your email address will not be published.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.